13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que mudou no limite da Caixa para imóveis?

Nesta semana, banco anunciou algumas mudanças em seu sistema de financiamento de imóveis, que entrarão em vigor em breve

Mudanças entram em vigor nas próximas semanas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federal fará mudanças em seu modelo de empréstimos para financiamento de imóveis. Conhecido como SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), o plano não contava com um valor limite para os imóveis e permitia até 80% de financiamento, mas com as mudanças anunciadas, esses termos serão alterados e os compradores precisarão pagar um valor maior de entrada nos imóveis.

O que mudou no limite da Caixa para imóveis?

A primeira mudança impacta o modelo SAC (Sistema de Amortização Constante). Nele, eram permitidos financiar até 80% do valor do imóvel, e pagar o restante como montante de entrada. Porém, com as atualizações, o plano só permitirá o financiamento de 70% do valor, fazendo com que os outros 30% sejam utilizados como entrada. Já no modelo Price, era permitido financiar até 70% do valor do imóvel. Com as alterações, essa porcentagem cai para 50%, fazendo com que o usuário pague a outra metade do valor como entrada. Outra novidade é que, nas duas modalidades, só serão permitidos os financiamentos de imóveis avaliados em até R$1,5 milhão.

As mudanças estabelecidas pela Caixa para o SBPE entram em vigor a partir de 1° de novembro e, segundo o banco, devem ser permanentes. No caso de clientes que já tem um financiamento ativo, ele não será alterado, e os termos anteriores do empréstimo serão mantidos.

LEIA TAMBÉM

Qual a polêmica do filme ‘O Aprendiz’?

Quem era Yahya Sinwar?

- Publicidade -

Por que a Caixa fará essas mudanças?

De acordo com informações divulgadas pelo banco, a Caixa deve superar o orçamento aprovado para financiamentos em 2024 e já cedeu R$175 bilhões para essa finalidade até o mês de setembro. Atualmente, a Caixa é responsável por aproximadamente 70% do mercado, fato que “saturou” o banco nesta modalidade. Confira uma nota divulgada pelo banco:

“A Caixa estuda constantemente medidas que visam ampliar o atendimento da demanda excedente de financiamentos habitacionais, inclusive participando de discussões junto ao mercado e ao governo, com o objetivo de buscar novas soluções que permitam expansão do crédito imobiliário no país, não somente pela Caixa, mas também pelos demais agentes do mercado”

LEIA MAIS

Quem é a ex do Liam Payne?

Compartilhe:
Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo é natural de São Paulo, e cursa jornalismo na PUC-Campinas. Tem 19 anos, e estagia no Grupo EP de Comunicação, com enfoque nas produções digitais. Está no grupo desde 2024.
- Publicidade -
plugins premium WordPress