Durante a reunião da 16ª Cúpula dos Brics dessa quinta-feira (24), o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, criticou o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidos). No evento que acontece em Kaza, na Rússia, estavam presentes 32 representantes de nações. Confira o que foi dito:
O que o presidente do Irã falou sobre a ONU?
O presidente iraniano acusou o órgão de ser ineficiente, haja vista a proporção da crise que está acontecendo no Oriente Médio. “O fogo da guerra continua ardendo na Faixa de Gaza palestina e nas cidades libanesas”, declarou.
Pezeshkian se refere aos conflitos entre Israel contra Hezbollah e o Hamas, os quais, na sua opinião, não serão contidos pelas instituições internacionais, tampouco pela ONU. “[Eles] não têm a eficácia necessária para extinguir o fogo desta crise”.
LEIA MAIS
Por que soldados norte-coreanos estão lutando na Ucrânia?
Como consultar o lote residual do Imposto de Renda 2024?
Posicionamento do Irã
Desde a Revolução Islâmica de 1979, o país tem o apoio à causa palestina como um de seus pilares da política externa, além de que não reconhece como legítimo o Estado de Israel.
No entanto, mesmo que os grupos paramilitares consigam contar com esse apoio iraniano, a disputa é desproporcional, já que os israelenses têm os Estados Unidos como aliados.
LEIA TAMBÉM