Recentemente, começaram a circular na internet imagens de aves incendiárias que seriam capazes de causar incêndios florestais. Segundo as teorias, a ação dos animais seria a verdadeira responsável pelas queimadas que vem devastando parte do país nos últimos dias.
O que são aves incendiárias?
São consideradas aves incendiárias espécies que utilizam o fogo como ferramenta de caça. Em algumas regiões da Austrália, como as savanas, cientistas perceberam que espécimes como o milhafre-preto e o falcão-berigora transportam brasas em seus bicos ou garras a fim de depositá-las em áreas ainda não queimadas, forçando animais a fugirem e os tornando vulneráveis.
LEIA TAMBÉM
Como se inscrever na CNH popular 2024?
Animais podem provocar queimadas no Brasil?
A teoria de que aves incendiárias são responsáveis pelas queimadas no Brasil não tem nenhum embasamento científico quando aplicada à realidade do país. Ainda que estudos em outras partes do mundo tenham observado que algumas espécies podem facilitar a propagação do fogo, os incêndios nas florestas brasileiras são resultado de ações humanas, como as queimadas criminosas e o desmatamento.
Na Amazônia, por exemplo, os incêndios são ferramentas criminosas usadas para dar lugar à agricultura e à pecuária. Além disso, as queimadas também são utilizadas de forma indevida para limpar áreas e expandir fronteiras agrícolas. Combinados ao clima seco, a baixa umidade do ar e aos fortes ventos, a ação dos incêndios se torna ainda mais devastadora.
LEIA MAIS