- Publicidade -

O que são os ‘kids pretos’?

Integrantes dos “kids pretos” do Exército foram presos pela Polícia Federal sob suspeita de planejar golpe de Estado, em 2022

compartilhar

Nesta terça-feira (19), quatro membros dos “kids pretos” do Exército foram presos pela Polícia Federal sob suspeita de planejar um golpe de Estado, em 2022. A ação cogitava atentados contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O que são os “kids pretos”?

Também chamados de “forças especiais”, os “kids pretos” são militares da ativa ou da reserva do Exército especializados em operações especiais. Em exercício desde 1957, essas tropas têm esse apelido informal por causa dos dos gorros pretos que fazem parte do uniforme. 

- Publicidade -

Os “kids pretos” atuam em missões com alto grau de risco e sigilo, como operações de guerra irregular, que incluem terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência e insurgência. Além disso, esses militares são treinados para atuar em situações que envolvam sabotagem, operações de inteligência, planejamento de fugas e evasões.

LEIA TAMBÉM

O que é a aliança contra a fome proposta pelo Brasil no G20?

- Publicidade -

Quais são os equipamentos do carro de Biden para o G20?

De acordo com a jornalista Camila Bomfim da GloboNews, os suspeitos de planejar o golpe são: 

General de brigada Mario Fernandes (na reserva);

Tenente-coronel Helio Ferreira Lima;

- Publicidade -

Major Rodrigo Bezerra Azevedo;

Major Rafael Martins de Oliveira.

Ainda segundo o GloboNews, o policial federal Wladimir Matos Soares também foi preso. 

A Polícia Federal revelou que o grupo fez um “detalhado planejamento operacional, denominado ‘Punhal Verde e Amarelo’, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022” a fim de eliminar os já eleitos presidente Lula e vice-presidente Geraldo Alckmin.

De acordo com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou uma operação contra os suspeitos, o monitoramento do deslocamento das autoridades começou ainda em novembro de 2022. 

“As atividades anteriores ao evento do dia 15 de dezembro de 2022 indicam que esse monitoramento teve início, temporalmente, logo após a reunião realizada na residência de Walter Braga Netto, no dia 12 de novembro de 2022”,

afirma a PF no documento.

Ainda segundo o órgão, os golpistas cogitaram envenenar o ministro Alexandre de Moraes.

“Foram consideradas diversas condições de execução do ministro Alexandre de Moraes, inclusive com o uso de artefato explosivo e por envenenamento em evento oficial público”, afirma um trecho.

Além disso, o grupo também teria planejado usar veneno para “neutralizar” Lula e Geraldo Alckmin. 

“Para execução do presidente Lula, o documento descreve, considerando sua vulnerabilidade de saúde e ida frequente a hospitais, a possibilidade de utilização de envenenamento ou uso de químicos para causar um colapso orgânico”, diz a PF.

LEIA MAIS

Quem pode participar do leilão da Receita Federal?

Larissa de Morais
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no acidade on Campinas e no Tudo EP, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.

Leia mais

Digimon Story Time Stranger revela primeira expansão

A atualização introduz novas rotas de Digievolução para Mega Digimon e apresenta uma nova linha de missões especiais

Onde consultar a nota do CNU 2025?

Com a divulgação das notas do CNU 2025, será possível descobrir quem foi aprovado para a segunda fase do concurso

Que hora sai a nota do CNU 2025?

Notas finais da primeira fase do CNU, o chamado Enem dos concursos, determinam que vai para a próxima etapa do processo seletivo

- Publicidade -

- Publicidade -