Nesta segunda-feira (23), o governo do Irã anunciou que realizou ataques contra bases militares dos Estados Unidos no Iraque e no Catar, em uma operação que recebeu o nome de “Anunciação da Vitória”. Segundo moradores de Doha, as explosões também foram ouvidas em outras cidades do Catar.
A medida foi tomada após o governo estadunidense autorizar o bombardeio de três instalações iranianas no fim de semana.
LEIA MAIS
O que Ali Khamenei, líder supremo do Irã, falou sobre ataque dos EUA?
O que se sabe sobre o ataque do Irã a bases militares no Catar?
Os Estados Unidos estão monitorando o ataque do Irã a bases militares no Catar. A operação lançou dez mísseis contra a base do Catar e um míssil contra a base do Iraque.
O governo do Catar confirmou o ataque e afirmou que o país tem o direito de responder ao Irã pelos danos causados em seu território. Após o pronunciamento, o governo iraniano divulgou uma nota classificando o Catar como um “vizinho fraterno e amigo”.
Segundo a agência Reuters, o governo do Iraque declarou alerta máximo e orientou a população a buscar abrigo em bunkers por medida de segurança.
Informações divulgadas por um funcionário da Casa Branca indicam que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, estão reunidos na Sala de Situação para avaliar os próximos passos a serem adotados pelo governo.
A Base Aérea de Al Udeid, no Catar, considerada a maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio, recebeu a visita do presidente Donald Trump em maio deste ano. “Nenhuma visita ao Golfo estaria completa sem parar para saudar as pessoas que mantêm os Estados Unidos seguros, fortes e livres”, disse Trump aos jornalistas presentes após a visita.
LEIA TAMBÉM
Brasileira desaparecida em vulcão na Indonésia foi encontrada?
Quantas pessoas tinham no balão que caiu em Praia Grande?