Após um debate presidencial marcado por ataques pessoais dos candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden (Democratas) e Donald Trump (Republicanos), a população entendeu que o vencedor do encontro foi o ex-presidente, que esteve na Casa Branca entre 2016 e 2020. Inclusive, o desempenho do atual presidente durante o embate acendeu um sinal de alerta na campanha democrata acerca da sua candidatura.
E as notícias não são boas para o partido de Biden, que assistiu Trump conseguir mais uma vitória nesta segunda-feira (1º). Uma decisão da Suprema Corte Americana pode conceder imunidade aos processos a que Trump responde. Os ministros entenderam que o ex-presidente pode responder por essas acusações de atos oficiais após as eleições.
O que significa a decisão da Suprema Corte dos EUA para Trump?
Na leitura política, isso é uma vitória parcial do ex-presidente, pois a decisão precisa ser referendada em cada um dos três processos, mas já anima a campanha republicana que trabalha pela eleição de Trump.
Em uma decisão histórica, por 6 a 3, os ministros entenderam que os ex-presidentes têm direito à imunidade absoluta, mas que só vale para atos cometidos durante o mandato.
A decisão beneficiou o ex-presidente no caso da conspiração e invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021.
Trump comemorou a decisão dizendo: “Grande vitória para a nossa Constituição e a democracia“.
“A decisão de hoje não altera os fatos, por isso sejamos muito claros sobre o que aconteceu em 6 de janeiro de 2021: Donald Trump encorajou uma multidão a derrubar os resultados de uma eleição livre e justa”,
rebateu um dos assessores da campanha de Biden.
Com a decisão da Suprema Corte, caberá à segunda instância da Justiça decidir se a medida se aplica a cada um dos casos e de que forma isso será feito.
LEIA MAIS
O que fazer se ficar preso no elevador?