Na noite da última terça-feira (4), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou o Brasil durante um discurso no Congresso norte-americano. Em sua primeira uma sessão conjunta desde que retornou ao poder, o chefe de estado delineou seus planos para o segundo mandato em um discurso que durou uma hora e 40 minutos.
O que Trump falou sobre o Brasil no Congresso?
Donald Trump mencionou o Brasil ao prometer tarifas recíprocas aos parceiros comerciais dos EUA. “Em média, a União Europeia, China, Brasil, Índia, México, Canadá e inúmeras outras nações nos cobram tarifas muito mais altas do que cobramos deles, o que é extremamente injusto”, disse.
“As tarifas são sobre tornar os EUA ricos novamente e tornar os EUA grandes novamente”, prometeu o presidente norte-americano.
Ainda de acordo com Trump, as tarifas devem entrar em vigor no dia 2 de abril.
“No dia 2 de abril, entram em vigor tarifas recíprocas, e qualquer tarifa que nos impuserem, nós também imporemos a eles… qualquer imposto que nos cobrarem, nós os taxaremos. Se usarem barreiras não monetárias para nos manter fora de seus mercados, então usaremos barreiras não monetárias para mantê-los fora do nosso mercado”,
afirmou.
LEIA TAMBÉM
Qual o próximo feriado nacional?
O que é o “Gold Card”?
No último dia 25, Trump anunciou o “Gold Card” ou “Visto Dourado”, um documento que abrirá caminho para que imigrantes ricos obtenham a cidadania americana. Parecido com o Green Card, a promessa é que ele terá mais privilégios, que não foram especificados até o momento.
Por sua vez, os interessados deverão passar por uma análise das autoridades americanas.
Ainda de acordo com o presidente dos EUA, o “Visto Dourado” custará aproximadamente US$ 5 milhões, o equivalente a R$ 28,7 milhões.
A expectativa é que outros detalhes do programa sejam divulgados em até duas semanas, quando começam as vendas do documento.
LEIA MAIS
Como funciona o rodízio de carros em SP?