Desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos em seu segundo mandato, Donald Trump tomou diversas decisões que dividiram a opinião dos norte-americanos e do mundo todo. Uma delas foi a implementação de “tarifas recíprocas” contra vários países, o que foi considerado ilegal por um tribunal de apelações do país nesta sexta-feira (29). Entenda o que pode acontecer agora:
O que vai acontecer com as taxas de Trump?
Apesar da decisão do tribunal de apelação, as tarifas impostas por Donald Trump ainda seguem em vigor, pelo menos até 14 de outubro. Até lá, o republicano poderá recorrer da decisão na Suprema Corte dos Estados Unidos. A decisão do tribunal, que foi aprovada por 7 votos a 4, determinou que as tarifas recíprocas impostas pelo presidente eram ilegais.
Em sua rede social Truth Social, Trump condenou a decisão do tribunal de apelação e alertou que, caso essa decisão seja mantida, isso destruirá os Estados Unidos. Confira:
“Hoje, um Tribunal de Apelações altamente partidário disse incorretamente que nossas tarifas deveriam ser retiradas, mas eles sabem que os Estados Unidos da América vencerão no final”, começou.
“Se essas tarifas fossem suspensas, seria um desastre total para o país. Isso nos deixaria financeiramente fracos, e precisamos ser fortes”, concluiu Trump.
LEIA TAMBÉM
Selo de Indicação Geográfica protege e valoriza o Queijo da Canastra
Quando será o último jogo de Messi na Argentina?
Lula aplicará quais medidas da Lei de Reciprocidade contra Trump?
Após o eventual aval da Camex, será instalado um grupo interministerial a fim de discutir possíveis contramedidas previstas na Lei de Reciprocidade. No caso do tarifaço de 50% de Donald Trump, o governo brasileiro pode responder com os seguintes recursos:
Elevação de tarifas de importação para itens norte-americanos;
Cancelamento de cláusulas de acordos comerciais bilaterais;
Interrupção do reconhecimento de patentes;
Suspensão do pagamento de royalties a empresas ou cidadãos americanos.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!