Agosto começou com altas temperaturas e tempo seco. No entanto, isso não deve durar muito tempo. A partir desta quarta-feira (7), uma frente fria deverá atingir o país, derrubando as marcações nos termômetros e traznedo chuva para algumas cidades.
De acordo com o Climatempo, a frente fria vai chegar primeiro à Região Sul, entre a noite de quarta (7) e a manhã de quinta (8). Já na sexta-feira (9), as baixas temperaturas devem se estender para o Sudeste e permanecerem durante o fim de semana. Sábado e domingo serão possivelmente os dias marcados pelas menores mínimas e máximas da semana.
Onda de frio vai ter chuva?
É possível ter um pouco de chuva no sul e leste do estado de São Paulo, especialmente no litoral. Segundo o Climatempo, isso ocorre por conta do deslocamento da frente fria e circulação de ventos, transportando mais a umidade do mar.
Já nas cidades do Sul, a entrada do ar polar com umidade alta pode trazer precipitação invernal.
LEIA TAMBÉM
Quando começa esfriar em agosto 2024?
O que é “La Niña”?
“La Niña” é responsável por causar o resfriamento das águas do oceano Pacífico, afetando a circulação atmosférica tropical, a direção dos ventos, além da pressão atmosférica e precipitações de todo o mundo. Parte da América do Sul é atingida com secas devido ao fenômeno.
De acordo com o Climatempo, “La Niña” chega ao Brasil em agosto e será responsável pelo aumento de chuvas no Norte e Nordeste, além do tempo seco e chuvas irregulares no Centro-Sul. O fenômeno também deve contribuir para o tempo seco e carregado de massa de ar frio no Sul.
LEIA MAIS
Brasileiro de apenas 7 anos descobre asteroide na órbita de Marte