Na manhã desta terça-feira (22), o Vaticano informou a data do funeral do papa Francisco. O rito acontecerá a partir das 5h deste sábado (26), 10h no horário local de Roma. Vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, o pontífice faleceu nesta segunda-feira (21), após um papado que durou 12 anos.
Onde assistir ao funeral do papa Francisco?
Será possível acompanhar a transmissão ao vivo do funeral do papa Francisco através dos canais do Portal Vatican News nas redes sociais.
De acordo com o Vaticano, às 5h do sábado será celebrada a Santa Missa Exequial do papa Francisco na Basílica de São Pedro. Presidida pelo cardeal Giovanni Battista, a celebração litúrgica é realizada tanto perante o falecimento de uma pessoa quanto durante o seu funeral.
Após a missa fúnebre, o corpo de Francisco seguirá em uma procissão rumo à Basílica de Santa Maria Maggiore, local onde o pontífice escolheu ser sepultado. Vale lembrar que os ritos são divididos em três etapas: preparação do corpo, exibição e sepultamento.
LEIA TAMBÉM
Quais são as mudanças do Minha Casa Minha Vida?
O que acontece no conclave?
Convocado de 15 a 20 dias após a morte ou renúncia de um Papa, o conclave é o processo de eleição de seu substituto. O processo ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, podendo contar com a participação de todos os cardeais com menos de 80 anos de idade.
Convocados pelo Decano (cardeal mais velho), os cardeais eleitores são obrigados a participar da decisão, que conta com duas eleições por dia, uma de manhã e outra à tarde. A votação é secreta e realizada por meio de células com os nomes dos candidatos.
Os participantes do Conclave só elegem o próximo Papa quanto em uma das votações um cardeal obtém dois terços dos votos, levando em conta todos cardeais presentes. Depois disso, uma fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, anunciando que um novo Papa foi eleito.
LEIA MAIS