Ponto central da guerra entre Israel e Hamas, a Faixa de Gaza é um enclave palestino localizado entre uma estreita parte de terra na costa oeste do território israelense, na fronteira com o Egito, e banhada pelo Mar Mediterrâneo.
Inicialmente ocupada pelos egípcios, Gaza foi tomada por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005. Dois anos depois, a área passou a ser controlada pelo Hamas, que expulsou as forças do então governo da Autoridade Palestina de forma violenta.
LEIA TAMBÉM
EUA enviam armas para Israel e Irã faz ameaças após escalada da guerra
Brasileiros deixam Gaza e vão para Rafah, na fronteira com o Egito
Desde 2007, as restrições impostas tanto por Israel quanto pelo Egito à população palestina de Gaza têm ficado cada vez mais duras. Atualmente, quem mora no enclave enfrenta limitações no abastecimento de produtos básicos, como alimentos e remédios, além de bloqueios de energia.
Gaza também enfrenta problemas de superpopulação. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidos), o território tem uma população de aproximadamente 2,1 milhões de pessoas, incluindo 1,7 milhões de palestinos refugiados.
A área conta com uma das densidades populacionais mais altas do mundo e, ainda de acordo com a ONU, mais ou menos 80% da população de Gaza depende da ajuda internacional para sobreviver. Deste total, 1 milhão de habitantes precisa de suporte diário para se alimentar.
LEIA MAIS
Ancelotti nega novamente acordo com a seleção brasileira: “São apenas rumores e especulações”