Ao longo dos próximos dias, uma frente fria promete derrubar os termômetros em grande parte do país. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu dois avisos de “perigo” para os estados do Centro-Sul, uma vez que a previsão do tempo indica uma queda de até 5ºC. Veja onde tem alerta vermelho de queda de temperatura:
Onde tem alerta vermelho de queda de temperatura?
O “Alert-AS – Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos” do Inmet emitiu dois avisos de “perigo” para o declínio:
Primeiro aviso (28 e 29)
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Segundo aviso (29 a 30)
Parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.
Veja os principais impactos da onda polar:
Friagem no Norte;
Recordes de baixas temperaturas no Sudeste;
Termômetros abaixo de zero no Sul;
Possibilidade de neve e geada, especialmente no Sul.
LEIA TAMBÉM
O que aconteceu no ataque russo contra a Ucrânia?
Quais serão as temperaturas mínimas em SP nesta semana?
Previsão para São Paulo
De acordo com Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo, as regiões mais elevadas de São Paulo, como Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, devem sentir os maiores impactos da onda de frio. Nessas áreas, a queda nas temperaturas devem ser bem mais expressivas, podendo marcar máximas de 17 ºC e mínimas de 9 ºC na quinta-feira (29). Já as mínimas na capital paulista devem cair para 15 ºC na terça e 11 ºC na quarta-feira (28).
“O destaque para essa frente fria, essa massa de ar frio, é para o avanço da massa de ar polar. Principalmente as regiões mais elevadas, na Serra da Mantiqueira, região de Campos do Jordão, deve ter a queda mais expressiva nas temperaturas, porque é mais elevado”, explicou.
LEIA MAIS
O que Donald Trump falou de Putin?