Um elefante-marinho marcou presença nas praias de Salvador, na última sexta-feira (9). A aparição do animal chocou as pessoas presentes no local, visto que seu habitat natural não é no Brasil. Nas redes sociais, vídeos mostrando o elefante tentando sair da água foram compartilhados, chamando a atenção do público.
Onde vive o elefante-marinho?
O elefante-marinho tem como habitat as regiões polares e subantárticas. Alguns dos animais podem ser avistados nas costas da Califórnia, nos Estados Unidos, e na Baixa Califórnia, no México, e ocasionalmente, no litoral sul do Brasil, especialmente durante o inverno.
De acordo com o IMA (Instituto Mamíferos Aquáticos), dois veterinários estão em busca do animal para analisar suas condições de saúde.
LEIA TAMBÉM
Quanto tempo vai durar a trégua comercial entre EUA e China?
Difamação é considerada crime?
Qual a diferença entre elefante-marinho e leão-marinho?
O animal também despertou confusão no público, que ficou em dúvida se tratava de um elefante ou leão-marinho. Entenda as diferenças:
A principal forma de diferenciar um elefante de um leão-marinho é reparando nas orelhas externas. Os elefantes-marinhos não contam com orelhas visíveis, enquanto os leões-marinhos têm as orelhas. Outro fator que diferencia os animais é a forma de locomoção: elefantes se movimentam na superfície ventral do corpo, enquanto os leões se movem a partir das nadadeiras traseiras, as usando como pés.
Além disso, o leão-marinho chega a medir até dois metros e pesar 800 mil quilos. Já o elefante pode chegar até seis metros, pesando até três toneladas. Apesar de não se reproduzirem no Brasil, o leão vive em colônias no Rio Grande do Sul, enquanto o elefante fica nos oceanos Antártico, Pacífico e Atlântico.
LEIA MAIS