Os fiéis da Igreja Católica seguem preocupados com o estado de saúde do papa Francisco. O pontífice de 88 anos está internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, na Itália, desde o dia 14 de fevereiro, com um quadro de pneumonia bilateral. Segundo o Vaticano, a noite de Francisco “foi tranquila e ele mantém seu repouso”, mas seu prognóstico continua reservado.
Papa Francisco assinou carta de renúncia?
De acordo com o teólogo e padre Dayvid da Silva, professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 2013, o papa Francisco teria assinado uma carta de renúncia que pode ser usada em caso de necessidade.
“Em 2022, em entrevista ao jornal espanhol ABC, o papa Francisco disse que assinou em 2013 [no primeiro ano de seu pontificado] um documento de renúncia, em caso de uma doença que o impedisse de governar a Igreja”, disse Silva à BBC News Brasil.
LEIA TAMBÉM
Quais as vantagens de se investir em Tesouro Direto?
O que é o feriado de Data Magna?
“Não é o caso, por enquanto, porque ele está consciente e até mesmo assinando decreto, preparando homilias… A Igreja está rezando para que ele se recupere logo, para que possa retomar as suas atividades”, acrescentou.
Na época, Francisco afirmou ao jornal espanhol: “Assinei a renúncia e lhe disse: ‘Em caso de impedimento médico ou o que quer que seja, aqui está a minha renúncia’”.
Quando o pontífice foi questionado se ele queria que aquele fato fosse conhecido, ele afirmou: “É por isso que estou lhes dizendo”.
Atualmente, a carta estaria sob a guarda do cardeal Pietro Parolin, o secretário de Estado do Vaticano.
LEIA MAIS
Como ver o valor do saque-aniversário?