Nesta terça-feira (3), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) anunciou que deixou o Brasil para realizar um tratamento médico. A viagem acontece 20 dias após ela ter sido condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
LEIA MAIS
Onde consultar o gabarito da Obmep 2025?
Para qual país Carla Zambelli foi?
Carla Zambelli afirmou que viajou para a Europa, mas não revelou o destino exato. Em 2023, a deputada teve o passaporte retido, mas o STF devolveu o documento.
Em maio, Carla Zambelli foi denunciada por orientar o hacker Walter Delgatti sobre como invadir o sistema do CNJ e inserir documentos falsos. Durante as eleições de 2022, a deputada foi filmada apontando uma arma para um homem nas ruas de São Paulo. Após o ocorrido, ela passou a responder acusações por porte ilegal de arma e constrangimento.
Em entrevista ao canal Auriverde, no YouTube, Zambelli disse que deixou o país para tratar um problema de saúde e alegou estar sendo alvo de perseguição judicial. “Estou fora do Brasil já faz alguns dias. Vim, a princípio, buscar um tratamento médico, e agora vou pedir para que eu possa me afastar do cargo. Vou me basear na Europa, tenho cidadania europeia. Estou muito tranquila quanto a isso”, declarou.
Após sua saída, a PGR (Procuradoria-Geral da República) informou que deve pedir ao STF um mandado de prisão preventiva. Em nota, o advogado da deputada, Daniel Bialski, afirmou que foi comunicado sobre a viagem.
LEIA TAMBÉM
Qual o salário de um gari da Comlurb?
Mc Poze do Rodo saiu da prisão?