Dados divulgados pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (13) apontam que a cidade de Passos, Sudoeste de Minas, superou a capital Belo Horizonte em número de prováveis casos de dengue. No município do interior, o número de casos aumentou 86,58% em uma semana e atingiu 1.612.
Com a explosão de casos, o município só fica atrás de Montes Claros nas notificações no Estado (3.846) e mais do que Belo Horizonte (1.397 casos prováveis de dengue).
Em apenas 44 dias de 2023, Passos atingiu 53,77% dos 2.998 casos prováveis da doença registrados em 2022, mais da metade. A média diária de infecções subiu de 23,3, até o dia 6 de fevereiro, para 36,6 nesta segunda-feira. Já são 2.260 ocorrências, o que representa crescimento de 92,05% em uma semana.
O boletim desta segunda-feira para dengue, chikungunya e zika, mostra que os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde de Passos sem casos prováveis da doença (número de notificações, exceto os casos descartados) caiu de dez para cinco entre os dias 6 e 13 deste mês. No mesmo período, as cidades que têm mais de cem notificações passaram de duas para quatro.
LEIA TAMBÉM
Passos começa a testar novo inseticida para a mosquito da dengue após surto
Passos: cresce mais de 1.000% casos suspeitos de dengue
Passos começa a testar novo inseticida para a mosquito da Dengue após surto
Após um surto de casos de dengue, a Prefeitura de Passos, Sul de Minas, começou a testar nesta quinta-feira (9) um novo inseticida para combater o Aedes aegypti, mosquito que causa a doença.
De acordo com o Executivo Municipal, o inseticida foi comprado com recursos próprios, pois não é enviado pelo Governo Federal desde agosto de 2022. O produto quebra o ciclo de transmissão do mosquito transmissor da dengue ao matar as larvas.
Em coletiva de imprensa, o diretor de saúde coletiva de Passos, Bruno Teixeira Guimarães, disse que o novo inseticida será essencial para controlar a proliferação do Aedes aegypti.
LEIA MAIS
Laudo aponta morte de milhões de abelhas por envenenamento em São Sebastião do Paraíso
Hoje no início da manhã realizamos esse teste com esse novo produto, esse novo inseticida e a intenção foi ver a eficiência dele no controle dos vetores. Ele é um produto que possui baixa toxicidade para organismos aquáticos, seres humanos e animais domésticos. A gente fez essa aplicação por meio de nebulização motorizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, onde nós pedimos pra todos se retirarem naquele momento, a gente fez a aplicação e logo em seguida todos os servidores voltaram suas atividades normalmente. É um produto inodoro, sem cheiro nenhum, então a gente conseguiu manter essas atividades, eu acredito que o produto apresentou um índice satisfatório imediato bom, porque nós estávamos com bastante vetores nesse local”, disse.