A Prefeitura de Poços de Caldas publicou nesta quinta-feira (17) uma resolução em que volta a recomendar o uso de máscaras de proteção, contra a covid-19, em locais fechados ou sem ventilação da cidade. A medida já está em vigor e, segundo o anúncio, foi tomada após o aumento de casos de coronavírus no Brasil.
De acordo com a publicação, a recomendação vale para locais como hospitais, ambulatórios, laboratórios, clínicas, consultórios e farmácias, tanto públicos quanto privados. A resolução também orienta o uso para pessoas com fatores de risco para complicações da doença, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e com comorbidades. Também fica recomendado a higienização das mãos com álcool 70% e o reforço no esquema vacinal, principalmente nas doses de reforço.
Nesta semana, a Prefeitura de Lavras publicou decreto anunciando o retorno do uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19 em unidades de saúde do município, públicas e privadas.
A medida foi anunciada em documento assinado pela prefeita Jussara Menicucci de Oliveira (PSB), conforme trecho do texto. “Fica obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória pelos profissionais de saúde, servidores administrativos de atendimento, pacientes e acompanhantes, dentro de unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, farmácias, unidades de pronto atendimento, ambulatórios, clínicas médicas, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias e demais atividades correlatas, públicas ou privadas, como medida preventiva de saúde pública”.
LEIA TAMBÉM
Lavras decreta uso obrigatório de máscaras em unidades de saúde
Poços de Caldas recebe pela primeira vez festival de chefs churrasqueiros
Universidade anuncia o retorno do uso de máscaras em todas as unidades
A PUC- MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) voltou a recomendar o uso de máscaras em todas as unidades no estado. O anúncio foi feito na última semana e, segundo nota da instituição, a decisão foi tomada após recente aumento do número de casos de covid-19 em Minas Gerais. A universidade afirmou ainda que está tomando outras medidas de prevenção para o coronavírus, como a vacinação, o distanciamento e a higienização das mãos com álcool.
“Considerando o recente aumento do número de casos de Covid-19, o Comitê de Monitoramento do Coronavírus PUC Minas/SMC informa à comunidade universitária que está retomando, em todos os Campi e Unidades, a firme recomendação da utilização de máscaras, bem como das outras medidas de prevenção: a vacinação, o distanciamento e, sempre que possível e necessário, a higienização das mãos com álcool. Importante salientar que a pandemia da covid-19 ainda não acabou e que, por isso mesmo, devem ser seguidos os protocolos sanitários”, diz a publicação.
A instituição de ensino recomendou que pessoas com sintomas da doença reportem a situação à equipe de vigilância epidemiológica, por meio do aplicativo “Covid-19 – Autoavaliação sobre seu estado de saúde atual”, disponível para os estudantes. A PUC Minas conta com 10 campi em toda Minas Gerais. No Sul de Minas, a cidade de Poços de Caldas possui uma universidade do grupo.
LEIA MAIS