Mesmo que as atenções do mundo estejam voltadas para o conflito entre Israel e Irã, outros países do globo também passam por instabilidades políticas e militares, como o caso da Tailândia e do Camboja. Há alguns meses, o clima de tensão entre as nações tornou-se crescente, resultando no fechamento da fronteira, por parte dos tailandeses, nesta terça-feira (24).
Por que a Tailândia fechou a fronteira com o Camboja?
O fechamento da fronteira entre os países é resultado de uma tensão que começou em maio, quando um soldado cambojano foi morto em uma troca de tiros em uma área de fronteira contestada. Desde então, as duas nações “trocaram” sanções e retaliações: o Camboja proibiu a entrada de produtos como frutas e vegetais, suspendeu a importação de gás e combustíveis e baniu o compartilhamento de internet, de filmes e programas de TV vindos da Tailândia.
Com isso, a fronteira entre os países segue fechada para praticamente todos os viajantes, incluindo turistas e comerciantes. Algumas exceções serão concedidas a pacientes que precisem de atendimento médico ou estudantes. De acordo com os tailandeses, a medida também é uma forma de combater operações fraudulentas que ocorrem no Camboja e afetam cidadãos estrangeiros.
A tensão interna na Tailândia aumentou quando uma ligação entre a primeira-ministra Paetongtarn Shinawatra e Hun Sen, ex-líder político do Camboja, foi divulgada. Na chamada, a tailandesa fez algumas críticas a militares de seu próprio país e se dirigiu ao cambojano como “tio”, já que este é um velho amigo de seu pai, Thaksin Shinawatra. Com isso, sua oposição se irritou e iniciou pedidos para ela deixar o poder com efeito imediato.
LEIA TAMBÉM
Pode nevar no Brasil nesta terça-feira (24)?
Copa do Mundo de Clubes: onde assistir Los Angeles FC x Flamengo?