- Publicidade -

Por que amigos de Romário são investigados por fraude na UERJ?

Três amigos próximos de Romário se tornaram alvos da Justiça do Rio de Janeiro; veja quem são e por que eles são investigados

compartilhar

Nesta quarta-feira (4), a Justiça do Rio de Janeiro tornou Fabio Braz, Ademar Braga Júnior e Daniel Bove, todos amigos do ex-jogador e senador Romário (PL-RJ), réus, acusados pelo Ministério Público. Entenda melhor a situação e descubra se o “Baixinho” tem algum envolvimento na história. Confira:

Por que amigos de Romário são investigados por fraude na UERJ?

A denúncia do Ministério Público remonta ao primeiro semestre de 2022, quando os amigos do ex-jogador foram acusados de terem sido funcionários fantasma da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). Na ocasião, cada um deles teria recebido R$ 69,7 mil em um projeto educacional da universidade em trabalharem de fato. No caso de Braz, também ex-jogador, ele chegou a receber R$ 20 mil enquanto participava de um reality show.

- Publicidade -

De acordo com a denúncia, o trio “forneceu dados pessoais para inclusão indevida em folhas de pagamento do projeto Escola Criativa e de Oportunidades, mesmo sem exercerem qualquer atividade, recebendo indevidamente recursos públicos”. Já Romário, embora seja próximo e tenha uma longa relação de amizade com o trio, não é investigado.

LEIA TAMBÉM

Quais humoristas defenderam Léo Lins?

- Publicidade -

Como funciona o Veo 3, IA do Google que cria vídeos realistas?

Carla Zambelli será extraditada?

A decisão também determina que o nome de Zambelli seja incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. Segundo informações do UOL, a deputada está em Miami e afirmou que pretende seguir para a Itália, onde possui cidadania.

Alexandre de Moraes destacou que a viagem foi planejada com o objetivo de fugir da aplicação da pena. Segundo o ministro, Zambelli continuou atacando o sistema eleitoral e o Estado Democrático de Direito no Brasil.

Em entrevista concedida à ‘CNN’, a deputada afirmou que estaria intocável durante sua estadia no país europeu: “Eles vão tentar me prender na Itália, mas eu não temo porque sou cidadã italiana e lá eu sou intocável, a não ser que a justiça italiana me prenda”.

- Publicidade -

Em nota publicada nas redes sociais, Zambelli criticou a decisão do ministro: “Nossa Constituição é clara: um deputado federal só pode ser preso em flagrante e por crime inafiançável. Nada disso ocorreu. Ainda assim, um único ministro decidiu, de forma monocrática, rasgar o devido processo legal, ignorar a imunidade parlamentar e violentar a democracia”.

Além da ordem de prisão preventiva, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio dos passaportes, das contas bancárias e dos salários recebidos por Carla Zambelli por meio de gabinetes na Câmara.

LEIA MAIS

Quais os números de Carlos Vinícius na carreira?

Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo Pascale, com supervisão da redação
Murilo é natural de São Paulo, e cursa jornalismo na PUC-Campinas. Tem 20 anos e estagia no Grupo EP de Comunicação, com enfoque nas produções digitais e conteúdos para redes sociais. Está no grupo desde 2024.

Leia mais

Você teria um galo de estimação? Conheça quem tem e não se arrepende

O tutor conta como um encontro inesperado se transformou em conexão com o galo

Red Dead Redemption chega para nova geração de dispositivos

Game que iniciou a franquia de Velho Oeste chega para Netflix, iOS, Android, PS 5, Xbox Series e Nintendo Switch 2 em 2 de dezembro

Assassin’s Creed ganha celebração gastronômica temática

Entre 19 e 30 de novembro, o restaurante Xepa servirá pratos inspirados na franquia e receberá uma exposição de trabalhos artísticos

- Publicidade -

- Publicidade -