A principal razão pela qual um ciclone extratropical está associado a uma queda de temperatura é o movimento das massas de ar e as trocas térmicas. Quando a frente fria passa por uma área, a massa de ar polar, que é mais fria, substitui a massa de ar tropical mais quente. Esse processo é responsável por trazer ar frio e seco para as regiões afetadas pelo ciclone.
Mas como acontece o ciclone extratropical?
A formação de um ciclone extratropical ocorre quando massas de ar com diferentes características, como temperatura, umidade e densidade, encontram-se e interagem. Geralmente, essas massas são conhecidas como massas de ar polar e massas de ar tropical. Quando uma frente fria, que separa a massa de ar polar mais fria da massa de ar tropical mais quente, avança sobre uma região, ocorre uma intensa movimentação de ar.
LEIA TAMBÉM
Ciclone extratropical: fenômeno está mais frequente?
Por que proibir celular em sala de aula? Países adotam medida
O que é um ciclone extratropical?
Os ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos que frequentemente chamam a atenção por sua capacidade de provocar mudanças bruscas e drásticas no clima das regiões afetadas. Uma das características marcantes desses sistemas é a queda das temperaturas, resultando em um frio intenso.
LEIA MAIS
Presidenta da Caixa afirma que Bolsa Família poderá ser pago com criptomoeda