23 de maio de 2025
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que Lula está na Russia?

Presidente cumpre agenda oficial no país europeu e passa também pela China neste final de semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto — Foto: Evaristo Sá/AFP
- Publicidade -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na última quinta-feira (8) a Moscou, na Russia, a convite de Vladimir Putin e permaneceu até este sábado (10), quando embarcou para Pequim, na China.

Por que Lula está na Russia?

A visita oficial busca sinalizar a independência da política externa brasileira.

O presidente assistiu na sexta-feira (9) ao desfile militar em comemoração aos 80 anos da vitória da União Soviética e aliados contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Líderes de 27 países acompanharam a cerimônia na Praça Vermelha.

Após o desfile, o presidente brasileiro participou de uma cerimônia de oferenda floral no túmulo do soldado desconhecido, seguido por um almoço oferecido pelo presidente Vladimir Putin no Palácio do Kremlin, sede do governo russo.

A previsão é que da visita sejam firmadas parcerias comerciais, além da assinatura de acordos de cooperação em ciência e tecnologia.

Lula também se reuniu com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico; e fechou a sexta-feira com um jantar oferecido pela Embaixada do Brasil em Moscou.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Após votação na Câmara, o que acontece com Ramagem?

Qual foi o último Papa Leão?

Por que Lula vai para a China?

Já a visita de Lula a China será para reuniões. O encontro bilateral previsto entre Lula e Xi Jinping ocorrerá em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta.

- Publicidade -

A viagem à China será a segunda visita oficial de Lula neste terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, que foi retribuída por Xi Jinping em visita ao Brasil em 2024.

LEIA MAIS

O que significa ser agostiniano na Igreja Católica?

Compartilhe:
André Galassi
André Galassi é natural de São Carlos-SP e cursa o oitavo semestre de jornalismo na PUC-Campinas. Estagiou na apuração e produção da EPTV entre 2023 e 2024, e, desde 2025, é auxiliar de mídias digitais do acidade on e Tudo EP, com enfoque nas produções de texto.

Recomendado por Taboola

- Publicidade -
plugins premium WordPress