Nesta última quinta-feira (19), o Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz. A decisão definitiva dependerá da decisão dos Estados Unidos em quem apoiar na guerra entre Irã e Israel. De acordo com o parlamentar iraniano, Seyyed Ali Yazdi Khah, o país possui diversas opções e as utilizará caso seja necessário para proteger seu território.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que, dentre duas semanas, decidirá se participará ou não do conflito entre os países. A entrada do país norte-americano na guerra poderá contribuir para danos maiores no combate.
Por que o Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz?
O irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz caso os Estados Unidos entrem na guerra ao lado de Israel. Segundo o paramentar, no momento, o estreito não será fechado. Apesar disso, a República Islâmica do Irã afirmou que apenas manterá a liberdade de navegação caso os interesses estratégicos do país não estejam em risco.
LEIA TAMBÉM
Início do inverno: como a estação mais fria do ano impacta as lavouras
Quanto rende R$ 230 milhões, prêmio da Quina de São João?
O que é o Estreito de Ormuz?
O Estreito de Ormuz é uma das rotas marítimas mais importantes para os exportadores de petróleo, uma vez que é a única saída do Golfo Pérsico, um braço de mar localizado no Oriente Médio. O ponto estratégico é controlado pelo Irã e de extrema importância para o comércio da região. Aproximadamente 21% do petróleo do planeta passa por lá.
Caso o estreito seja fechado, o comércio global sofrerá um enorme impacto. Desta forma, a decisão poderá provocar uma disparada no preço do barril de petróleo, que afetará, portanto, todo o mundo.
LEIA MAIS