O dia 4 de outubro marca a celebração do Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais. Nascido em 1182, na Itália, como Giovanni di Pietro di Bernardone, ele era filho de um próspero comerciante.
Durante sua juventude, gostava de aproveitar e ir em festas com os amigos. Tudo mudou depois que Giovanni precisou ir para a guerra e acabou adoecendo. A partir deste acontecimento, ele decidiu optar por uma vida religiosa de completa pobreza.
Foi o seu amor pela natureza e pelos bichos que o tornaram mundialmente conhecido. São Francisco se tornou padroeiro e santo protetor dos animais porque eles iam até ele sem ter medo. Outro feito seu em vida foi fundar a Ordem dos Franciscanos.
LEIA TAMBÉM
Lula doou 1 bilhão de dólares para Argentina?
TSE abre fiscalização do código-fonte das urnas eletrônicas das eleições municipais de 2024
Ele morreu em 3 de outubro de 1226 e foi sepultado no dia seguinte, segundo a igreja. Dois anos depois, foi canonizado, alcançando o estatuto de santo.
Em comemoração à data, no dia 4 de outubro, igrejas dedicadas ao padroeiro costumam realizar uma programação especial, com missas e bênçãos voltadas para os próprios animais.
O Dia de São Francisco de Assis ainda coincide com o Dia Mundial dos Animais, que divide o mesmo propósito, de conscientizar a população sobre os cuidados e os direitos dos bichinhos.
LEIA MAIS
Pode levar o pet na igreja no Dia de São Francisco de Assis?