O Pix está entre os novos alvos do governo dos Estados Unidos. Na última terça-feira (15), o USTR (Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos) abriu uma investigação comercial contra o Brasil a mando do presidente Donald Trump. A medida se baseia na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974 e pode abrir caminho para novas sanções comerciais. Entenda por que Trump está ameaçando o Pix:
“Sob o comando do presidente Trump, estou iniciando uma investigação sobre os ataques do Brasil às empresas de mídia social americanas e outras práticas comerciais injustas que prejudicam empresas, trabalhadores e inovadores dos EUA”, disse em comunicado Jamieson Greer, representante comercial dos EUA.
Por que Trump está ameaçando o Pix?
De acordo com o relatório da USTR, o Pix estaria entre as supostas práticas comerciais “injustificáveis, desleais ou discriminatórias” adotadas no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Brasil pode ser punido se a Rússia não terminar a guerra?
Algas que deixam mar azul neon são tóxicas aos banhistas?
O órgão afirma que o sistema lançado pelo Banco Central seria “desleal” e que o país “parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a promoção de seus serviços de pagamento eletrônico desenvolvidos pelo governo”.
Entretanto, além de não justificar como o sistema de pagamento estaria prejudicando os EUA, o relatório sequer apresenta qualquer prova que possa sustentar essa afirmação. Vale lembrar que o Pix é uma política pública de inclusão financeira, que é internacionalmente elogiada por causa da sua inovação.
SAIBA ANTES
Acompanhe o canal do Tudo EP no WhatsApp. Clique aqui para acessar!