O mês de novembro se inicia com duas datas de grande importância para religiosos cristãos: o Dia de Todos os Santos (1º) e o Dia de Finados (2). No Brasil, essa segunda data é até um feriado nacional. Apesar de ser uma data comemorada por muitas culturas no mundo todo, a escolha desse dia nem sempre é tão conhecida.
Porque o dia 2 de novembro é o Dia de Finados?
A data foi escolhida por ser subsequente ao dia de Todos os Santos, quando as almas que partiram em estado de graça são celebradas, daí ela seria a mais apropriada para que fossem feitas orações para os demais falecidos que precisariam de ajuda. A crença está arraigada a uma outra premissa religiosa do que ocorre com as almas que estão no purgatório nesse dia. Confira:
LEIA MAIS
O que é a PL dos clones de animais? Entenda o que foi aprovado
Vanessa Lopes teve reação alérgica a qual medicamento?
O que acontece com as almas no Dia de Finados?
Segundo a doutrina da Igreja Católica, nessa data acontece um processo de purificação das almas que estão no purgatório. Até por isso, antes de ser conhecido por essa alcunha, o dia era chamado de “Dia de todas as Almas”.
Esse nome para data se popularizou ainda neste século, acredita-se que as almas precisam das orações de quem está vivo, uma forma de interceder a Deus pelo sofrimento que as aflige.
LEIA TAMBÉM
Quanto as mulheres tinham que pesar para entrar nas festas do Diddy?