Teve início nesta segunda-feira (07), em Pouso Alegre (MG), a ampliação do público-alvo para imunização com a vacina Meningocócica C. Podem ser vacinados jovens de 16 a 30 anos, profissionais de saúde, estudantes, professores e trabalhadores da educação superior e nível técnico.
A vacina meningocócica C (Conjugada) está contemplada no Calendário Nacional de Vacinação e é recomendada aos três e cinco meses de vida e um reforço com 1 ano de idade. Além disso, atualmente, também está disponível para adolescentes de 11 e 14 anos.
O imunizante está disponível em todos os postos de saúde com sala de vacinação e no Centro de Vacinação, na Avenida Doutor João Beraldo, número 567, Centro. Para receber a dose, estudantes e profissionais do nível técnico, superior e da área da saúde precisam estar munidos de documentos pessoais e comprovante da função.
LEIA TAMBÉM
Mil famílias ainda não atualizaram o CadÚnico em Pouso Alegre
Varginha inaugura Memorial do ET nesta terça-feira (08)
Duas pessoas morrem em acidente entre Ilicínea e Guapé (MG)
POÇOS DE CALDAS
Em Poços de Caldas (MG), a vacinação contra a meningite começou nesta terça-feira (08). A cidade recebeu quatro mil doses do imunizante e o serviço está sendo oferecido durante todo o dia na PUC, no bairro Country Clube.
ITAJUBÁ
Em Itajubá (MG), inicialmente, as equipes de vacinação estarão percorrendo as faculdades e as escolas de nível técnico. Em seguida, no mês de dezembro, as principais instituições de saúde do município. Já em 2023, a campanha ocorrerá nas salas de vacina do município.
Confira o calendário de vacinação:
NOVEMBRO: Estudantes universitários (sem limite de idade) e trabalhadores da educação (superior e técnico)
DEZEMBRO: Trabalhadores da saúde
JANEIRO E FEVEREIRO: Jovens de 16 a 30 anos de idade
A DOENÇA
A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir as pessoas contra a doença.
O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, razão pela qual a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
LEIA MAIS
Homem tira a própria vida após matar ex-sogra e esfaquear ex-mulher