A Prefeitura de Pouso Alegre, no Sul de Minas, junto com a Unilever, promove no próximo dia 27 de novembro a apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli com a participação especial da banda alfenense Jota Quest. O evento será no Pátio da Rodoviária e começa, às 18h30, com o Quinteto Amélia Gabriela. A iniciativa faz parte do projeto Sons do Brasil.
Os shows gratuitos do projeto Unilever Sons do Brasil misturam a música erudita tocada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli, com o maestro Edilson Venturelli, e o estilo pop e popular de diferentes nomes consagrados da música brasileira.
LEIA TAMBÉM
Corpo de Bombeiros de MG abre concurso com 345 vagas
Sul de Minas tem destaque no turismo estadual, aponta IBGE
A cidade de Pouso Alegre está entre as três escolhidas para receber o Projeto Sons do Brasil 2022. No último 13 de novembro, Salvador (BA) teve show com Margareth Menezes e Majur. A segunda edição deste ano, em 27 de novembro, é em Pouso Alegre (MG) com Jota Quest. Para finalizar, em 11 de dezembro, Igarassu (PE) recebe Elba Ramalho e Lenine.
Segundo a porta-voz da multinacional, Suelma Rosa, o projeto visa tornar a cultura acessível à população. “É um projeto muito importante para a companhia, que leva emoção e alegria para o público, além de promover a democratização da cultura que tanto acreditamos. É um momento de reencontro com o público, uma nova conexão que alia a excelência da música brasileira, de forma gratuita e acessível”, explica.
Já o prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas, as parcerias público-privadas são importantes para o município e região. “É por meio dessas parcerias que ampliamos a oferta de serviços com qualidade para os pousoalegrenses e moradores da região”, diz.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE HELIÓPOLIS – INSTITUTO BACCARELLI
A partir de uma iniciativa solidária do Maestro Silvio Baccarelli, há mais de 25 anos surgiu uma das principais organizações sem fins lucrativos e não governamentais do Brasil, dedicada à área cultural, social e educacional.
Das cinzas de um incêndio, em 1996, nasceu a primeira orquestra em uma favela do mundo, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que hoje conta com a direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky.
Agente de transformação social por meio da arte, o Instituto Baccarelli utiliza o ensino musical gratuito e de excelência como ferramenta para promover a inserção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade em uma realidade mais otimista.
Por meio do poder educador da arte, contribui com desenvolvimento social e oferece aos alunos a oportunidade de profissionalização musical.
O projeto teve início com aulas de instrumentos de cordas para apenas 36 crianças em um espaço no próprio auditório do fundador, passou por uma instalação em uma antiga fábrica de sucos até conquistar a sua sede própria na Comunidade de Heliópolis.
Em uma área de 5 mil m², atende anualmente mais de 1.200 crianças e adolescentes a partir dos 4 anos de idade, e conta com 18 turmas de musicalização infantil, 16 corais, 44 turmas de coletivos de instrumentos, 78 profissionais da música atuantes, mais de 200 alunos em aulas individuais de instrumentos e 4 orquestras.
LEIA MAIS