A Prefeitura Municipal de Itajubá está construindo aceiros nas áreas de preservação ambiental do município como forma de conter queimadas.
Os aceiros são áreas onde é removida toda a vegetação, deixando o solo descoberto, criando uma forma de isolamento entre as vegetações.
O secretário de Agricultura, Bruno Vidal, explica que, devido ao relevo da região, estão sendo construídos apenas em locais onde as máquinas conseguem operar. “Por questões de segurança, em terrenos muito sinuosos, recomenda-se a construção do aceiro de forma manual”, explica.
Os produtores rurais e proprietários de grandes terrenos podem realizar o pedido de construção dos aceiros na Secretaria Municipal de Agricultura, na Avenida Dr. Jerson Dias, s/n, bairro Estiva. Para maiores informações, o contato telefônico é (35) 9 9938-2954.
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DE CRISE DE QUEIMADAS
A construção de aceiros faz parte do plano de ações do Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas, criado no ano passado pela Prefeitura para, juntamente com outros parceiros, combater as queimadas no período de estiagem.
Neste ano, o Comitê foi instituído por meio do Decreto 9197, com validade de 18 de maio a 30 de novembro, que estabelece, entre as ações, a proibição do uso de qualquer método de queimada, mesmo que de maneira controlada, nos perímetros urbano e rural, com multa que pode chegar a R$7.888,00, dependendo da classificação e gravidade da ocorrência.
Em 2021, um dos piores anos da história em termos de estiagem, a ação resultou na redução de 20% no número de ocorrências de queimadas.
Leia também: A Prefeitura de Itajubá divulgou calendário de atendimento médico gratuito aos pacientes com glaucoma, tanto para retorno, quanto para novos pacientes, entre os dias 18 a 29 de julho. Os atendimentos são realizados em parceria entre o município e o Hospital de Olhos do Sul de Minas Gerais HO.