- Publicidade -

Prefeitura de São Paulo se antecipa e começa a vacinar idosos de 80 a 84 anos no sábado

compartilhar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de São Paulo vai antecipar a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idades entre 80 a 84 anos para no próximo sábado (27) —dois dias antes da data prevista.
A vacinação será feita nos cinco pontos de drive-thru, que abrirão para início da campanha, e nas 82 AMAs que funcionam aos sábados. A partir de segunda (1º), as doses estarão disponíveis para esse público em todos os postos de saúde da cidade. Segundo a prefeitura, há mais de 140 mil idosos nessa faixa etária na cidade.
A medida foi anunciada em entrevista coletiva pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) na manhã desta quinta-feira (25).
Assim, a gestão Bruno Covas (PSDB|) novamente se antecipa ao governo do estado na vacinação dos idosos. A prefeitura já havia adiantado a imunização de idosos do grupo de 85 a 89 anos em 11 de fevereiro e também e determinou que os paulistanos com mais de 90 anos começassem a ser vacinados no último dia 5, três dias antes do programado pelo estado.
A análise de dados de óbitos por Covid-19 na cidade mostra que 45,9% dos idosos com mais de 75 anos que são internados em razão da doença acabam morrendo. “Por isso a estratégia em buscar a vacinação dessa faixa etária de forma prioritária. É a população mais atingida”, disse o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.
A partir de segunda, também começarão a ser vacinados nas UBSs da cidade os profissionais de saúde autônomos com idades entre 55 e 59 anos. Antes, só estavam sendo vacinados membros desse grupo com mais de 60 anos.
A prefeitura também iniciará na próxima semana a imunização de 3.500 funcionários da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em sua maioria terceirizados, que atuam diretamente com idosos e população em situação de rua.
Segundo Aparecido, após o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizar a compra de imunizantes por estados e municípios e a Câmara Municipal aprovar a aquisição de doses, o prefeito Bruno Covas já determinou que sejam iniciadas essas negociações. O secretário, no entanto, afirma que serão procurados apenas laboratórios que tiverem vacinas aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
INQUÉRITO SOROLÓGICO
Também foram apresentados na coletiva os dados da fase 3 do inquérito sorológico feito na capital em 2021. O levantamento —que testou 1.745 paulistanos com mais de 18 anos, em todas as regiões da cidade, até 4 de fevereiro— mostra um aumento da prevalência de contaminados pela Covid-19 na cidade, com estimativa de 16,3% de infectados. Na fase 2, essa taxa era de 13,9%.
A região com maior incidência da doença é a zona leste, onde 22,9% dos habitantes já teve a doença. Em seguida vem a zona sul, com 16,4% de contaminados, seguida pela zona norte (12,3%), centro-oeste (13,2%) e a região sudeste (11,8%), que reúne bairros com Vila Mariana, Ipiranga e Vila Prudente.
A prevalência da doença nas áreas com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo é de 20,5%, praticamente o dobro do registrado nas regiões de IDH alto, em que a taxa de infectados cai a 10,5%.
A fase 3 do inquérito revelou ainda o aumento do percentual de doentes assintomáticos. Segundo o estudo, 43% dos paulistanos que tiveram Covid-19 ficaram assintomáticos. No início do ano, na fase 1 da pesquisa, esse índice era de 29,2%.
Para o secretário Edson Aparecido, esse dado reforça a necessidade do uso de máscara e da manutenção das medidas de distanciamento social, já que boa parte dos contaminados pode não saber que está transmitindo o vírus.
Questionados se têm frequentado locais como bares, restaurantes, cafés, academia ou hotel, 35,9% afirmaram que costumam ir a pelo menos um desses estabelecimentos. Na fase 1, essa marca era de 32,4%.
Entre quem frequenta esses locais, a prevalência de contaminação é de 17,6%. Já no grupo dos que não frequentam, a taxa de contaminação cai para 15,1%.
Dos leitos de UTI da rede municipal destinados a pacientes com Covid, 72% estavam ocupados nesta quinta. Na rede particular da cidade, essa taxa chega a 70%.
*
ONDE SE VACINAR
Drive-thrus (segunda a sexta, 8h às 17h)*:
Estádio do Pacaembu – praça Charles Miller – Pacaembu (zona oeste);
Neo Química Arena Corinthians – av. Miguel Ignácio Curi, 111 – Itaquera (zona leste);
Autódromo de Interlagos – av. Jacinto Júlio – Portão 9 KRF – Interlagos (zona sul);
Centro de Exposições do Anhembi – rua Olavo Fontoura – Portão 38 – Santana (zona norte);
Igreja Boas Novas, na Vila Prudente – rua Marechal Malet, 611 – Vila Prudente (zona leste).

Centro-Escolas (segunda a sexta, 7h às 19h):
Barra Funda – av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283 – Barra Funda (zona oeste)
Geraldo de Paula Souza – av. Dr. Arnaldo, 925 – Sumaré (centro)
Samuel Barnsley Pessoa – av. Vital Brasil, 1.490 – Butantã (zona oeste)

- Publicidade -

468 UBSs/AMAs Integradas:
Veja como achar a mais próxima no ttps://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/​

*drive thrus funcionarão neste sábado para início da campanha de vacinação de idosos com 80 a 84 anos

Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.

Leia mais

Kingdom Come: Deliverance II poderá ser jogado de graça

Jogo de estratégia estará disponível neste final de semana para PC (via Steam) e consoles Xbox; veja como aproveitar a oportunidade

SEGA reduz preço de Sonic Racing: CrossWorlds no Brasil

Além dos novos valores já disponíveis nas principais lojas digitais, uma nova ativação do ouriço azul estará disponível no GP de São Paulo

Legumes coloridos chamam atenção pela aparência e benefícios à saúde

Batata-doce roxa e beterraba amarela ganham espaço no campo e na mesa dos brasileiros; conheça os legumes coloridos

- Publicidade -

- Publicidade -