Em Poços de Caldas, Sul de Minas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conta com um membro inusitado na equipe: o cachorro Planopinho que acompanha abordagens durante as ações da PRF.
Em uma operação, o cãozinho sem raça definida (SRD) adotado pela equipe de policiais foi flagrado em uma aproximação a um veículo em atitude suspeita. Em um vídeo captado por drone da própria PRF, é possível ver o mascote correndo bem ao lado da viatura policial quando um motorista tenta se desvencilhar da abordagem. Assista ao vídeo:
LEIA TAMBÉM
Pesquisa: nº de habitantes no Sul de Minas está diminuindo
Sul de Minas tem 51 vagas em concurso do TJMG
A operação resultou na apreensão do condutor e do carro. Ele havia ingerido bebida alcoólica e não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o veículo não estava com a documentação em dia e os pneus estavam em más condições de uso.
De acordo com Daniel Vieira, chefe da delegacia da PRF de Poços de Caldas, o cachorro foi adotado há cerca de dois anos pela equipe.
“Todo mundo aqui adora cachorro. Ele tem casinha, comida, caderneta de vacinação e direito a visitas ao pet shop para banho e tosa”, pontua Vieira.
Já o nome do cãozinho surgiu naturalmente, já que a PRF utiliza vocabulário próprio e um sistema para computador chamado Planop.
“Como a gente usa a palavra com frequência, acabou adotando o diminutivo para batizar o Planopinho“, explica Vieira.
Sobre a participação do Planopinho em abordagens, o chefe da PRF diz que existe preocupação por parte dos agentes, pois o cão sempre corre ao lado da viaturas.
“Ele é muito independente. É impossível contê-lo. Ficamos preocupados com o risco de ele ser atropelado ou se machucar. Mas, ele corre por 100 ou 200 metros e para olhando as viaturas se afastarem”, afirmou.
LEIA MAIS
Cidades do Sul de Minas recebem 40º Enduro da Independência