11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Produtos do Sul de Minas são destaque no Minas Láctea 2022

No retorno ao presencial, evento deve movimentar R$ 220 mi em negócios

O Minas Láctea 2022, que acontece até esta quinta-feira (14) em Juiz de Fora (MG), deve atrair cerca de 12 mil visitantes. Com programação extensa no Expominas e Instituto de Laticínios Cândido Tostes, a expectativa é que o evento presencial consiga gerar R$ 220 milhões em novos negócios no setor.

Entre os destaques, dois produtos genuinamente sul mineiros farão parte da Expolac dentro da programação: o doce de leite sem conservantes artificiais e com menos açúcar, de Pouso Alegre (MG) e o queijo com olhaduras de Seritinga (MG). 

Produzido em uma fazenda familiar há mais de 60 anos, o doce que leva somente leite, açúcar e bicarbonato de sódio na fórmula foi desenvolvido a partir de viagens a fábricas da Argentina e Uruguai. A receita atual levou cerca de um ano para ficar pronta. Segundo os criadores, a intenção é agregar valor ao produto em comparação aos industrializados brasileiros que, em sua maior parte, utilizam amido de milho e outros espessantes na fabricação. 

Outra novidade da Expolac é o queijo “Terroir da Seritinga”. O município, localizado também no Sul de Minas, tem tradição na produção de queijos “com furos” desde que imigrantes dinamarqueses chegaram à região. De acordo com os produtores, o nome “Terroir da Seritinga” é uma homenagem à cultura local.

Epamig

- Publicidade -

A iniciativa é da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), através do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Por causa da pandemia, as edições 2020 e 2021 ocorreram de forma virtual.

São esperados produtores de todo o país que vão poder participar do Congresso Nacional de Laticínios; Semana do Laticinista; Concurso Nacional de Produtos Lácteos; Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a 46ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).
  

O evento tem, neste ano, o “Prêmio Inovação”, dentro do Concurso Nacional de Produtos Lácteos e o 1º Desafio Gastronômico Deleite Mineiro. Os objetivos das competições são fomentar a indústria leiteira, além de valorizar os produtos e seus criadores.

- Publicidade -

Além disso, o público em geral também poderá conferir gratuitamente as duas exposições, entre 14h e 21h, no Expominas, situado no km 790 da BR-040, próximo ao trevo de Torreões, na Zona Norte de Juiz de Fora. Entre as atrações, os produtos derivados de leite por todo o Brasil, como queijos, iogurtes, manteigas e doces, poderão ser degustados.

Confira a programação completa aqui

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress