11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis chega ao Sul de Minas

Ao todo, 210 alunos e 30 professores de Conceição dos Ouros, Itajubá e Nepomuceno participaram do projeto estadual

Conceição dos Ouros, Itajubá e Nepomuceno, todos municípios localizados no Sul de Minas, receberam, entre 7 e 11 de novembro, visita técnica do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). A proposta é levar educação ambiental a professores e estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal.

O JMS é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e desenvolvido em parceria com secretarias municipais de educação e do meio ambiente. O Programa, lançado em março de 2022, tem caráter contínuo, e a cada ano será lançado um edital para incluir outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.

LEIA TAMBÉM

Máscaras contra Covid voltam a ser obrigatórias em Alfenas

Dez produtores sul mineiros são finalistas em competição

Para participar do programa, os municípios selecionados formalizam um Termo de Cooperação Técnica. Nesta edição de 2022, cada município indicou duas escolas da rede municipal de ensino e quatro turmas do ensino fundamental II para serem beneficiadas pelo JMS. Através de um Plano de Trabalho, cada escola apresenta uma série de atividades a serem desenvolvidas.

A atuação junto ao corpo docente das escolas acontece através de treinamentos no modelo EaD. Já os alunos realizam atividades práticas de educação ambiental como reduzir o consumo de água e energia elétrica no ambiente escolar e também em suas próprias residências.

São abordados com os alunos cinco eixos principais: Consumo Consciente de Água; Consumo Consciente de Energia; Cidadania; Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, e Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal.

- Publicidade -

SUL DE MINAS

No município sul mineiro de Itajubá, as atividades aconteceram com duas turmas da Escola Desembargador Francisco Pereira, envolvendo 40 alunos com idade entre 10 e 12 anos. Também participaram 10 professores. A pequena Sofia Fernandes, de 10 anos, lembra que é importante respeitar o próximo e cuidar do planeta. “É preciso jogar o lixo no lixo”, afirmou.

Em Conceição dos Ouros, houve a participação de duas escolas, com 120 alunos mobilizados e 10 professores envolvidos. O prefeito da cidade, Luiz Fernando Castro, disse que a cidade é pioneira na participação no JMS e que há um intercâmbio entre família, alunos e escola, o que permite o sucesso da atividade.

Na praça central do município, uma atividade para educação sobre consumo consciente e reaproveitamento de materiais gerou vestimentas confeccionadas pelos alunos com materiais recicláveis. A ação contou com a participação das famílias e da população.

Já em Nepomuceno foi realizada uma gincana que envolveu duas turmas do quinto ano, mobilizando um total de 50 alunos e 10 professores. Durante a atividade, os estudantes também apresentaram sabores e aromas de Nepomuceno com produtos típicos locais.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Sul de Minas tem destaque no turismo estadual, aponta IBGE

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress