Em Alfenas (MG), enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de internação, pronto-socorro e terapia intensiva adulto, da Santa Casa, participam de um projeto de extensão da UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas), que visa a formação inicial e permanente de profissionais qualificados para atuarem como multiplicadores no atendimento às demandas do SUS (Sistema Único de Saúde), particularmente na Rede de Atenção às Urgências.
Uma das propostas do projeto “Ative: Aprendizagem Interprofissional em Emergências”, que envolve a Liga Interprofissional de Urgência e Emergência da Universidade, é estimular o interesse pela área de urgência e emergência, bem como identificar a necessidade das instituições parceiras quanto à capacitação de seus recursos humanos em relação ao atendimento básico e avançado às emergências.
LEIA TAMBÉM
Prova de vida passa a ser responsabilidade do INSS
Estágio 2023 da Cemig recebe inscrições até esta quinta (26)
O professor do curso de Enfermagem e coordenador do projeto, Rogério Silva Lima, explica que a assistência da equipe de enfermagem no âmbito hospitalar tem sido cada vez mais complexa, o que exige frequente atualização profissional. “Dado o avanço tecnológico e as mudanças do perfil da população assistida, que se apresenta com múltiplas morbidades associadas e demanda cuidados altamente especializados, tem sido exigido do enfermeiro e da equipe de enfermagem constante atualização acerca das evidências científicas, para que seja possível oferecer a assistência qualificada e garantir a segurança do paciente”, afirma.
Entre os treinamentos já propostos como estratégia de atualização profissional, o projeto promoveu em 2020, no início da pandemia da Covid-19, um treinamento sobre a coleta de swab combinado (orofaríngeo e nasofaríngeo), exame fundamental para o diagnóstico de casos suspeitos do novo coronavírus.
Em setembro de 2022 foi iniciado o curso “Suporte Básico e Avançado de Vida em Cardiologia”, o qual se estenderá até o mês de fevereiro de 2023. “A temática foi selecionada pelos coordenadores da Santa Casa em parceria com a equipe propositora do projeto”, conta Prof. Rogério Lima, acrescentando que a capacitação segue as diretrizes internacionais na assistência a pacientes em situação de parada cardiorrespiratória.
LEIA MAIS
CAC Pouso Alegre divulga 75 vagas de emprego imediatas