As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos 2025), do primeiro semestre, abriram nesta sexta-feira (24). Os estudantes interessados em participar do processo seletivo têm até a próxima terça-feira (28) para se candidatar às vagas.
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para graduação em instituições privadas de Ensino Superior, usando a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
LEIA MAIS
Quais shows gratuitos no aniversário de São Paulo?
Como se inscrever no ProUni?
A inscrição é gratuita e deve ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato pode optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou às cotas para pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
Entre com o seu login da plataforma gov.br ou faça o cadastro
Pesquise as vagas
Escolha, em ordem de preferência, até duas opções de curso.
Durante o período de inscrição, o candidato consegue alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para se inscrever no ProUni, o candidato precisa ter feito o Enem nos últimos dois anos, ter nota média superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato também deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários-mínimos por pessoa.
Além dos critérios acima, o candidato precisa ainda atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Ensino Médio integralmente em escola da rede pública;
Ter concluído o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista
Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral
Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial
Ensino Médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista
Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação
Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia
LEIA TAMBÉM