Desde segunda-feira (16), o Rio Grande do Sul enfrenta fortes chuvas e rajadas de vento que já causaram transtornos em mais de 25 cidades. O mau tempo provocou destelhamentos, deslizamentos, alagamentos e deixou moradores desalojados e desabrigados.
De acordo com o Climatempo, em 12 horas choveu mais de 80 mm, volume próximo à média de todo o mês de junho, que é de 115 mm, o que acendeu o alerta entre os especialistas e moradores da região.
LEIA MAIS
O que o Irã disse sobre o pedido de rendição de Trump?
Quais cidades do RS tiveram alagamentos?
Confira as cidades do Rio Grande do Sul que apresentaram pontos de alagamento:
Alegrete
Amaral Ferrador
Arvorezinha
Bom Retiro do Sul
Cachoeira do Sul
Candelária
Cerro Branco
Colinas
Cotiporã
Encruzilhada do Sul
Espumoso
Flores da Cunha
Gentil
Ibirapuitã
Jaguari
Lajeado
Maçambara
Mata
Nova Hartz
Novo Cabrais
Paraíso do Sul
Passa Sete
Pejuçara
Santa Cruz do Sul
Santa Margarida do Sul
Santa Maria
Santana do Livramento
Santo Ângelo
São Borja
Segredo
Serafina Corrêa
Sobradinho
Vale do Sol
Segundo a Defesa Civil, 89 pessoas estão desalojadas e 28 desabrigadas. Em razão das fortes chuvas, uma pessoa está desaparecida e duas morreram.
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) divulgou que Porto Alegre registrou 12 pontos de bloqueio total nesta quarta-feira (18) devido ao acúmulo de água causado pelas fortes chuvas. Três cruzamentos estão com o trânsito paralisado por falta de energia para o funcionamento dos semáforos.
Além das vias alagadas, a Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) informou que a operação dos trens foi afetada entre as estações São Pedro e Farrapos. O trecho entre Farrapos e Novo Hamburgo segue operando normalmente.
O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto) afirmou que os sistemas de drenagem da cidade funcionaram normalmente durante toda a madrugada e que o temporal não impactou o abastecimento de água.
Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho para acumulado de chuva, válido até sexta-feira (20). O aviso inclui riscos de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também reforçou o alerta.
Na sexta-feira, o tempo deve continuar instável devido a um ciclone próximo à costa gaúcha. Durante o fim de semana, há previsão de chuva moderada a forte em diversas regiões, incluindo o Norte, Nordeste, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Médio, Costa Doce e Campanha.
Veja abaixo as orientações do Inmet:
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
- Observe alteração nas encostas
- Permaneça em local seguro
- Em caso de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
- Em situações de risco ou isolamento, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
LEIA TAMBÉM
Irã x Israel: qual o recado que a Rússia deu aos Estados Unidos?
Concurso MP-SP: quem tem direito a isenção da taxa de inscrição?