Uma reportagem do “Fantástico” (EPTV/TV Globo) deste domingo (23) apontou que um teste do Inmetro reprovou os colchões de dez empresas. Na avaliação, o instituto analisou critérios como as informações da etiqueta, as dimensões, a densidade e o teor de cinzas, ou seja, o grau de impureza dos colchões. Veja quais colchões foram reprovados pelo Inmetro:
Ao todo, foram analisados 98 fabricantes, sendo que 72 foram reprovados em ao menos um dos critérios. Já entre os 134 modelos avaliados, 108 não passaram em um ou mais testes, o que equivale a um índice de 80%. Por sua vez, dez empresas reprovaram em todos os requisitos, veja a seguir:
Quais colchões foram reprovados pelo Inmetro?
Bello Box Comercio de Colchoes Ltda
Bruno A.A. Brasileiro
Celiflex Industria de Colchoes Ltda
Colcho Arte Móveis
Grifflex Conforto Ltda
Industria e Comercio de Moveis Copas Ltda
Lord Colchões e Cama Box Ltda
Selecto Industria de Colchoes S/A
SP Moveis.com Ltda
Village Industria e Comercio de Moveis e Colchoes Ltda
LEIA TAMBÉM
Qual é o perfume mais caro do mundo?
Enchentes no Rio Grande do Sul: milhares seguem sem aula
Segundo a reportagem do “Fantástico”, todos os fabricantes foram notificados e as empresas tiveram um prazo de cinco dias para enviar um posicionamento ao Inmetro. Entretanto, até este domingo, os fabricantes que reprovaram todos critérios não haviam dado nenhuma resposta.
Por sua vez, a ABICOL (Associação Brasileira da Indústria de Colchões) afirmou que incentiva e apoia iniciativas de fiscalização de órgãos reguladores. Além disso, a associação disse que está aprimorando as normas técnicas dos modelos, com foco na satisfação do consumidor, além de sua segurança.
LEIA MAIS