A relação entre Donald Trump e Elon Musk se desgastou após polêmicas envolvendo um projeto de lei tributário proposto pelo governo. Dias antes da medida ser aprovada pelo Congresso americano, o bilionário deixou o cargo que ocupava no Doge (Departamento de Eficiência Governamental), marcando o início de uma troca de acusações entre os dois.
LEIA MAIS
Quais são as brasileiras na lista da Interpol?
Quais críticas Musk fez sobre Trump?
Dias antes de deixar o cargo, Elon Musk criticou um projeto de lei tributário proposto por Donald Trump. Em entrevista à CBS News, o bilionário afirmou: “Fiquei decepcionado ao ver esse projeto de lei de gastos imensos, que aumenta o déficit orçamentário e mina o trabalho que está sendo feito pela equipe do Doge”.
Na terça-feira (3), Musk voltou a se posicionar contra o projeto, que foi sancionado na Câmara e segue para o Senado. Em publicação no X (antigo Twitter), escreveu: “Este projeto de lei de gastos do Congresso, enorme, escandaloso e eleitoreiro, é uma abominação repugnante. Os que votaram a favor deveriam sentir vergonha: sabem que erraram. Eles sabem.”
Por que Trump e Musk brigaram?
Donald Trump e Elon Musk se desentenderam publicamente após o bilionário criticar um projeto de lei tributário proposto pelo governo.
Durante declarações recentes, o presidente comentou sobre a relação entre os dois: “Elon e eu tínhamos um ótimo relacionamento. Não sei se continuaremos tendo.”
Musk criticou duramente a proposta, chamando-a de uma “abominação repugnante”, enquanto Trump defendeu a medida, classificando como um “grande e belo projeto”. De acordo com fontes da CNN, os dois não se falam desde os comentários feitos pelo empresário.
“Ele [Musk] conhecia todos os aspectos deste projeto de lei. Ele o conhecia melhor do que quase ninguém e nunca teve problemas até logo depois de sair”, afirmou Trump. “Tenho certeza de que será o próximo. Mas estou muito decepcionado com Elon. Ajudei muito ele”, completou.
Após a divulgação da declaração do presidente, Musk publicou um comentário no X (antigo twitter): “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”. O bilionário também relembrou do caso de Jeffrey Epstein, em que Trump possivelmente estaria envolvido: “Donald Trump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos”.
As declarações de Trump repercutiram e as ações da Tesla caíram 16%.
LEIA TAMBÉM
Cidadãos de quais países foram proibidos de entrar nos EUA?
O que se sabe sobre incêndio em navio com carros elétricos?