A semana começou com precipitações em diversas regiões do país. A formação de instabilidades é resultado da circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera, um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e uma frente fria em alto mar. Com isso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” de chuvas intensas para 12 estados.
Quais estados estão sob alerta amarelo de chuvas intensas?
São Paulo;
Goiás;
Distrito Federal;
Mato Grosso do Sul;
Rondônia;
Mato Grosso;
Amazonas;
Tocantins;
Minas Gerais;
Rio de Janeiro;
Paraná;
Santa Catarina;
Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com o Inmet, a previsão para a semana é de até 50 milímetros de chuva por dia e ventos intensos, com velocidades indo de 40 a 60 quilômetros por hora. O alerta vigora até as 10h desta segunda-feira (4).
LEIA TAMBÉM
Quantos pontos vale a redação do Enem 2024?
O que aconteceu nas enchentes da Espanha?
Qual é a previsão do tempo para o Sudeste?
Segundo a Climatempo, há riscos de temporais em São Paulo e na região do Triângulo Mineiro. Além disso, tanto o Rio de Janeiro quanto Belo Horizonte podem registrar pancadas de chuvas moderadas à tarde e à noite.
“Teremos um começo de semana com muitas nuvens e condição de chuva a qualquer hora do dia na Grande SP, nas cidades do litoral e do interior do estado. O risco é de temporais e o potencial de transtornos na Região Metropolitana de São Paulo é alto para esta segunda e no decorrer dos próximos dias”, informou a agência.
informou a agência.
LEIA MAIS