O papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira (21), às 7h35, no horário local, de acordo com o comunicado do Vaticano. O pontífice foi o primeiro latino-americano e jesuíta a ocupar o cargo de papa. Horas antes de sua morte, ele apareceu publicamente nas aparições de Páscoa, principal feriado religioso da Igreja Católica.
Quais foram as últimas palavras do papa Francisco?
Em suas últimas palavras, o papa Francisco agradeceu ao seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, que lhe prestava cuidados 24 horas por dia.
“Obrigado por me trazer até a praça”, disse Francisco a Strappetti, segundo informou o canal oficial de notícias do Vaticano nesta terça-feira (22).
Strappetti ajudou o papa a surpreender a multidão na Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa com um breve passeio no papamóvel.
LEIA TAMBÉM
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta terça (22)
Por que o papa estava internado?
O papa Francisco passou por dificuldades respiratórias no início do ano. Depois, foi internado por quase 40 dias e recebeu alta em 23 de março. Apesar da melhora, o papa foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões e o Vaticano explicou que sua infecção era complexa, tendo sido causada por dois ou mais microrganismos.
O papa voltou a ser internado, onde passou por uma crise respiratória prolongada e desenvolveu insuficiência renal inicial leve. Segundo o Vaticano, um AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte de Francisco.
LEIA MAIS