O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou, nesta quinta-feira (27), a favor da eleição de Joe Biden, do Partido Democrata, nos Estados Unidos. Apesar do apoio, o governo petista já calcula dos impactos que a eleição do opositor, Donald Trump, do Partido Republicano, traria ao Brasil.
Ainda que o pleito seja apenas em novembro, a corrida presidencial segue a todo vapor, principalmente após o debate entre os candidatos ao cargo (leia mais abaixo).
Quais seriam os impactos da eleição de Trump ao Brasil, segundo o governo?
Segundo a Folha de São Paulo, a avaliação do governo é de que haveria impactos significativos com a entrada de Trump no poder. Segundo fontes do jornal, o primeiro seria a piora na relação entre Brasil e Argentina, principalmente porque Trump correria para ajudar a economia do país vizinho, hoje por um fio.
LEIA MAIS
O que está acontecendo na Bolívia?
O que significa beber leite cru nos EUA?
Num panorama mundial, entende-se que a vitória do republicano fortaleceria toda a extrema direita, prejudicando negociações globais do Brasil. Até mesmo a reeleição de Lula é colocada em xeque, já que Trump tem forte ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores.
Biden vai desistir das eleições nos EUA?
A noite desta quinta-feira (27) foi marcada pelo primeiro debate das eleições de 2024, nos Estados Unidos. A disputa aconteceu em Atlanta entre Joe Biden e Donald Trump. Para alguns especialistas, a performance do atual presidente foi “catastrófica”, enquanto seu oponente falou uma “série de inverdades, mas demonstrando muita energia”. Com isso, a postura hesitante e até mesmo confusa de Biden alimentou os rumores de que ele vai desistir das eleições pelo Partido Democrata.
“Desesperador. O Biden não conseguia concluir uma linha de raciocínio. Ele teve muita dificuldade de se expressar e de projetar a voz, gaguejou muito. Hoje não era um problema apenas de articulação, era um problema de linha de raciocínio. Quem assistiu ao debate para entender as políticas de cada um dos candidatos não conseguiu entender o que o presidente Biden falou hoje à noite”, disse Sandra Coutinho na Globo News. Clique aqui para ler a matéria completa .
LEIA TAMBÉM
Qual a diferença entre legalizar e descriminalizar o porte de maconha?