Pesquisadores do Institute for the Quality of Life (Instituto para a Qualidade de Vida, na tradução para o português) publicaram um estudo que aponta as cidades mais felizes do mundo em 2025. Ao todo, seis categorias foram usadas como base para o estudo e nenhuma cidade brasileira foi citada.
LEIA MAIS
Quais nomes são proibidos no Brasil?
Quais são as cinco cidades mais felizes do mundo?
O Instituto se baseou em seis categorias de comparação para obter o resultado:
- cidadãos,
- governança,
- meio ambiente,
- economia,
- saúde,
- mobilidade.
Confira abaixo o ranking das cinco cidades:
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Singapura, Singapura
- Aarhus, Dinamarca
- Antuérpia, Bélgica
Copenhague liderou a lista após somar 1.039 pontos, e o Instituto pontuou o porquê de a cidade estar no top 1: “Copenhague é reconhecida por seu compromisso com a educação e a inovação. Lar de uma universidade global de alto nível, a cidade promove uma forte cultura de aprendizagem, com 11% dos residentes engajados em educação ao longo da vida. Uma população altamente educada define a cidade, onde 20% dos cidadãos possuem mestrado, 86% são fluentes em pelo menos uma língua estrangeira e impressionantes 98% possuem habilidades digitais”.
O estudo dá ênfase ao objetivo real da pesquisa, que não é premiar a cidade mais feliz, mas mostrar que as cidades estão tentando melhorar as condições de vida de seus habitantes. Um ponto levado em consideração é o total de espaços verdes e iniciativas de inovação social que há no município.
A cidade de Seul, na Coreia do Sul, ficou em sexto lugar, mas se destacou na categoria “cidadãos”. Com 260 pontos, o município mostrou que auxilia os moradores em suas necessidades do dia a dia. Estocolmo, Suécia, e Taipei, em Taiwan, empataram na categoria “políticas ambientais” e “modalidade”.
LEIA TAMBÉM