No final do mês de março, o governo da Itália anunciou mudanças nas regras para obtenção de cidadania por parte de descendentes. Essas alterações fizeram com que muitas pessoas no Brasil perdessem seus direitos à cidadania italiana, o que frustrou boa parte dos que ainda estavam na fila ou não haviam obtido a dupla nacionalidade.
Depois disso, uma lista com sobrenomes que, supostamente, estariam imunes a esse decreto começou a circular nas redes sociais. Mas será que essa lista é verdadeira? Veja mais informações:
Quais sobrenomes podem tirar cidadania italiana mais facilmente?
A lista, que conta com 49 sobrenomes, não é verdadeira. Mesmo que tenha sido publicada em diversos sites, não houve nenhuma confirmação de sua procedência por parte do governo da Itália ou qualquer exceção prevista no decreto do mês de março.
O texto publicado prevê apenas o reconhecimento da cidadania italiana para quem enviou todos os documentos necessários até a meia-noite do dia 27/03/2025 e para quem tem um dos pais, biológicos ou adotivos, residentes na Itália por ao menos dois anos consecutivos antes do nascimento ou adoção da criança.
LEIA TAMBÉM
Mega-Sena: qual o prêmio desta terça-feira (13)?
Vai ter a terceira temporada de ‘Fallout’?
O decreto do governo da Itália pode cair?
Por ter sido assinado pela primeira-ministra do país, o decreto possui caráter temporário e pode cair caso não seja aprovado no Parlamento em até 60 dias após a publicação. Ou seja, caso ele não seja votado até o final de maio ou seja rejeitado, ele perderá a validade.
Com a alteração, apenas filhos e netos de italianos passaram a ter direito à cidadania. O Brasil, que possui cerca de 35 milhões de descendentes de italianos, foi uma das nações mais afetadas pela mudança.
LEIA MAIS