Na última sexta-feira (9), moradores de Salvador (BA) se depararam com um elefante-marinho. O animal foi avistado em meio à maré, na Península de Itapagipe, durante a tarde. A presença do animal surpreendeu as pessoas que passavam pela área, que relataram ver o mamífero saindo e depois voltando para a água.
O flagra despertou dúvidas entre os moradores da região, uma vez que o elefante-marinho é um animal típico das regiões polares. O mais chocante é que está não é a primeira vez que o mamífero aparece na área. Na madrugada da sexta-feira, ele foi visto em São Francisco do Conde e logo depois, em Candeias, ambas na região metropolitana de Salvador.
Qual a diferença entre elefante-marinho e leão-marinho?
O animal também despertou confusão no público, que ficou em dúvida se tratava de um elefante ou leão-marinho. Entenda as diferenças:
A principal forma de diferenciar um elefante de um leão-marinho é reparando nas orelhas externas. Os elefantes-marinhos não contam com orelhas visíveis, enquanto os leões-marinhos têm as orelhas. Outro fator que diferencia os animais é a forma de locomoção: elefantes se movimentam na superfície ventral do corpo, enquanto os leões se movem a partir das nadadeiras traseiras, as usando como pés.
Além disso, o leão-marinho chega a medir até dois metros e pesar 800 mil quilos. Já o elefante pode chegar até seis metros, pesando até três toneladas. Apesar de não se reproduzirem no Brasil, o leão vive em colônias no Rio Grande do Sul, enquanto o elefante fica nos oceanos Antártico, Pacífico e Atlântico.
LEIA TAMBÉM
Como conseguir a CNH Social no Detran RS?
Ivan se casa com Heleninha em ‘Vale Tudo’?
Onde vive o elefante-marinho?
O elefante-marinho tem como habitat as regiões polares e subantárticas. Alguns dos animais podem ser avistados nas costas da Califórnia, nos Estados Unidos, e na Baixa Califórnia, no México, e ocasionalmente, no litoral sul do Brasil, especialmente durante o inverno.
LEIA MAIS
Qual é o valor da inscrição do Enem 2025?