Fundada por Valdemiro Santiago, a Igreja Mundial do Poder de Deus, uma das mais conhecidas no Brasil, vive uma crise. Uma reportagem do UOL apontou que, com diversas dívidas, a entidade é alvo de pelo menos 686 ações de cobrança apenas no estado de São Paulo. De acordo com o portal, quase todos processos são por calote no aluguel de templos.
Nas ações, ao menos nove juízes observam indícios de confusão entre os bens do pastor Valdemiro e os da Mundial. Com isso, os credores pedem que o nome do líder religioso seja incluído nos processos, uma vez que estão com dificuldade para receber os valores que foram determinados pela Justiça.
Entretanto, o pastor alega que não é mais presidente da denominação e, por isso, não teria mais ligações com a administração da igreja. Segundo Valdemiro, ele é apenas o fundador da entidade, prestando “serviços espirituais de pregação em alguns cultos”. Atualmente, a presidência da Mundial é ocupada pelo bispo Roberto Santana da Silva.
LEIA TAMBÉM
Censo das UBSs tem adesão de 94% das cidades brasileiras
Qual é o perfume mais caro do mundo?
Qual a fortuna do pastor Valdemiro Santiago?
Segundo a revista Forbes, a fortuna do pastor Valdemiro Santiago é avaliada em R$ 1,4 bilhão.
Apesar das alegações do líder religioso, em janeiro, ele pediu doações aos seus numerosos seguidores a fim de arrecadar fundos e quitar dívidas da Mundial. Além disso, no início do ano, a coluna LeoDias, do Metrópoles, afirmou que os funcionários de Valdemiro não haviam recebido o 13º salário.
O TV Foco também informou que Santiago havia solicitado aos fiéis da igreja que se mobilizassem para reunir R$ 10 milhões até 31 de janeiro.
Por sua vez, o pastor afirma nos processo que não há nenhuma confusão entre seu patrimônio e o da Mundial. Valdemiro ainda frisa que a igreja não cometeu ato fraudulento ou ilícito.
LEIA MAIS