Nesta quarta-feira (19), a ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a Gallup e Oxford, publicaram a atualização do ranking da felicidade, que avalia os países mais felizes do mundo.
A lista avalia seis fatores para a criação da lista: PIB per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, sentimento de liberdade, generosidade e percepção de corrupção.
LEIA MAIS
Qual a posição do Brasil no ranking da felicidade?
O Brasil ocupa o 36º lugar no ranking global de felicidade, e subiu oito posições em relação a 2023, quando ocupava a 44ª posição.
A Finlândia mantém-se na liderança pelo oitavo ano consecutivo, em seguida vem a Dinamarca e a Islândia, que fazem parte do top 3.
Algumas nações que têm uma longa tradição no ranking, como os Estados Unidos e a Alemanha, ficaram fora do top 20 pela primeira vez em 20 anos. Eles ocupam as 24ª e 22ª posições, respectivamente. Já a Argentina também melhorou e subiu da posição 48 para a 42ª.
Entre os países sul-americanos, o Brasil superou o Chile – que caiu de 38º para 45º – para se tornar o segundo mais bem colocado, atrás apenas do Uruguai (29º). A Argentina aparece em 42º lugar
Veja o top 10 países mais felizes:
1 – Finlândia
2 – Dinamarca
3 – Islândia
4 – Suécia
5 – Holanda
6 – Costa Rica
7 – Noruega
8 – Israel
9 – Luxemburgo
10 – México
LEIA TAMBÉM
Quais novidades a Nasa divulgou sobre o asteroide 2024 yr4?
O que significa a Faixa de Gaza?