Milhões de pessoas em todo o mundo ainda sofrem com os efeitos da contaminação da Covid-19. A doença, que causou uma pandemia global, matando mais de 15 milhões de pessoas, segue ameaçando e causando problemas no sistema respiratório, no coração, no sistema digestivo e no cérebro de pacientes com a chamada Covid longa.
Qual a relação da Covid longa e sintomas neuropsicológicos?
Um estudo, conduzido no Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental com apoio da FAPESP, acompanhou 108 pessoas durante dois anos e revelou a ligação entre inflamação e sintomas neuropsiquiátricos em pacientes com Covid longa.
A pesquisa, publicada na revista Brain, Behavior, and Immunity, avaliou pacientes com quadros moderados ou graves de Covid 19 e mostrou conexões importantes entre inflamação persistente e desfechos neuropsiquiátricos de longo prazo, como sintomas de ansiedade, depressão e dificuldades cognitivas.
Entre as descobertas, os pesquisadores identificaram que níveis elevados de eotaxina – um marcador inflamatório associado à neurodegeneração – estavam associados aos sintomas depressivos.
LEIA MAIS
O que significa ‘prognóstico reservado’?