Na tarde desta quarta-feira (7), aconteceu a primeira rodada da eleição do próximo papa da Igreja Católica. Os 133 cardeais se reuniram na Capela Sistina, no Vaticano, no final desta manhã, quando fizeram os juramentos coletivos e individuais, antes de dar início à eleição. Mas, afinal, qual foi a cor da fumaça da primeira votação do conclave?
Qual é a cor da fumaça da primeira votação do conclave?
A fumaça da primeira votação do conclave foi preta, o que significa que o novo papa ainda não foi escolhido.
Confira os horários desta quinta-feira (8):
5h30 – Votação (neste caso, só haverá fumaça se o papa for eleito).
7h00 – Nova votação.
12h30 – Votação (neste caso, só haverá fumaça se o papa for eleito).
14h00 – Nova votação.
LEIA TAMBÉM
Por que a Índia atacou o Paquistão?
Qual é o papel da Caxemira no conflito entre Índia e Paquistão?
Como funciona a votação?
Convocado de 15 a 20 dias após a morte ou renúncia de um Papa, o conclave é o processo de eleição de seu substituto. O processo ocorre na Capela Sistina, no Vaticano, podendo contar com a participação de todos os cardeais com menos de 80 anos de idade.
Convocados pelo Decano (cardeal mais velho), os cardeais eleitores são obrigados a participar da decisão, que conta com duas eleições por dia, uma de manhã e outra à tarde. A votação é secreta e realizada por meio de células com os nomes dos candidatos.
Os participantes do Conclave só elegem o próximo Papa quanto em uma das votações um cardeal obtém dois terços dos votos, levando em conta todos cardeais presentes. Depois disso, a fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, anunciando que um novo papa foi eleito.
LEIA MAIS