Meteoros são flashes de luz que podem ser vistos quando meteoroides, pequenas pedras ou pedaços de metal que viajam pelo espaço, queimam e se desintegram na atmosfera da Terra, resultando na popularmente chamada “estrela cadente“. Já asteroides são corpos rochosos constituídos de minerais e metais que orbitam o Sistema Solar.
Na madrugada deste sábado, será possível observar a chuva de meteoros Leônidas, com pico entre às 2h e 5h da manhã. O fenômeno que acontece todos os anos em novembro pode ser visto de todo o Brasil. Ele poderá ser visualizado a olho nu em regiões distantes de centros urbanos, principalmente em locais sem nuvens.
LEIA TAMBÉM
Chuvas de meteoros: saiba onde será possível ver o fenômeno no sábado
Brasil pede apoio de Israel para nova repatriação em Gaza
O evento está relacionado ao movimento do cometa Tempel-Tuttle, que cruzará a órbita do planeta, gerando uma chuva vaporizante de detritos na atmosfera terrestre. Entretanto, neste sábado, o fenômeno não produzirá uma tempestade, quando é possível visualizar mais de 1.000 meteoros por hora no céu. Um fenômeno desta escala foi registrado pela última vez em em 2001.
LEIA MAIS