A Lua Azul acontece nesta quinta-feira (31) e será marcada como a maior Lua do ano, sendo também uma “Super Lua”. O termo se refere à segunda Lua cheia em um único mês. O fenômeno é conhecido por algumas lendas.
Uma das mais populares é com a “aparição de lobisomens”. Segundo o mito, nas noites de lua cheia, pessoas que foram “amaldiçoadas” transformam-se em lobos gigantes, ainda com características humanas (Leia mais aqui). Confira mais lendas:
Lenda da Blue Moon
No século de XVI, na Inglaterra e Estados Unidos, quando um cavalheiro queria cortejar sua dama, mas sem assumir um compromisso mais sério, apenas dizia: “Eu me casarei contigo numa noite de Blue Moon”. A intenção era que o momento nunca chegasse, pois, na prática, embora raro, a Lua pode parecer azulada em algum momento.
Isso acontece em situações muito particulares, raras mesmo, quando a atmosfera terrestre colabora de um jeito muito especial. Foi o que aconteceu aos indonésios, durante a erupção do vulcão Krakatoa, em 1883, quando foram vistas muitas luas azuis naquele ano, para desespero dos rapazes.
LEIA TAMBÉM
Qual ritual fazer na Lua Azul?
Lobisomem: veja tudo o que você precisa saber…
A noção de Blue Moon como algo raro tem sido identificada na literatura anglo-saxã há centenas de anos. A relação com a segunda Lua Cheia de um mês, é bem mais recente, mas ainda sim é considerada rara, já que acontece 7 vezes a cada 19 anos, em média.
LEIA MAIS