Os moradores de Minas Gerais foram surpreendidos pela passagem de uma bola de fogo pelo céu do estado, na madrugada desta quarta (14) para quinta-feira (15). Segundo especialistas, o fenômeno registrado no Norte de Minas, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, provavelmente se tratou de lixo espacial. Ou seja, algum tipo de objeto que tenha sido feito e enviado pelo homem ao espaço, e não seja mais operacional.
Além de Minas, as bolas de fogo também foram vistas na Bahia, em Goiás e no Distrito Federal. “Eu estava passando na lateral do Senado, na N1, em direção ao Palácio do Planalto, quando vi isso no céu”, disse Veronica Marques Tavares ao jornal Estado de Minas.
Qual é a origem da “bola de fogo” vista caindo no Brasil?
Até o momento, não se sabe a origem exata da bola de fogo que foi vista caindo no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Qual foi a condenação de Carla Zambelli?
O que aconteceu com juiz do TJRJ que levou peça sacra de antiquário?
Fenômeno em Minas Gerais
O professor do Planetário de Brasília, Luis Cavalcante, explicou por que o fenômeno registrado durante a madrugada não foi um meteoro, mas sim lixo espacial.
“As características observadas nos vídeos mostram que eles têm uma fragmentação muito alta e cruzam o céu em velocidade baixa, o que caracteriza lixo espacial”, disse em entrevista ao Correio Braziliense.
Ainda segundo o professor, a tendência é de que objetos como esse atravessando os céus do Brasil se tornem cada vez mais frequentes, uma vez que o número de satélites abandonados é cada vez maior.
“Esse tipo de observação vai ficar muito mais comum, porque o número de satélites está aumentando e o lixo espacial também. Então vai ficar mais frequente”, explicou.
Por sua vez, a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), também afirmou que o fenômeno se tratava de lixo espacial.
LEIA MAIS